Obra integrada no plano de drenagens de Lisboa com vista à prevenção de inundações na zona da calçada de Carriche. Teve como principal desafio a criação de bacias de dissipação hidráulica de modo a prevenir o arrastamento de detritos e inundações da zona baixa da calçada de Carriche.
Numa primeira fase procedemos à limpeza das terras aluídas e à regularização dos taludes. De seguida, com recurso a muros em gabiões e colchões reno, foram criadas estruturas de contenção de terras para garantir a estabilidade das margens da linha de água principal. Após garantirmos a estabilidade das zonas sujeitas à influência das águas torrenciais, foram criadas estruturas de contenção de terras, com recurso a crib-walls, que visam promover a dissipação da carga hidráulica das águas superficiais que entram na linha de água principal a uma velocidade elevada, arrastando consigo detritos que provocam obstruções a jusante e que, consequentemente, têm um elevado poder destrutivo.
Com recurso a técnicas de engenharia natural, criámos elementos construtivos de alto poder de contenção de solos e de impacto ambiental reduzido, uma vez que todos os materiais utilizados nesta estrutura são orgânicos e inertes.
Se tiver um projeto em mente ou algum produto debaixo de olho, não hesite em falar connosco.
Enviar mensagem